Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23825
Título: A geografia encontrada nas estrofes dos poetas da literatura de cordel
Autor(es): Rocha, Cicero Ivaldo Justino da
Palavras-chave: Geografia
Literatura
Cordelistas
Convívio
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: Este trabalho busca trazer ao campo de debate da Geografia a literatura de cordel, que em suas abordagens trata da cultura nordestina, do fenômeno das secas, da migração e da violência, entre outros temas que para a discussão no âmbito geográfico são de grande relevância, considerando a geograficidade contida nas estrofes dos poetas cordelistas. Para isso, tem como objetivos analisar a história dessa literatura, entender como se deu o seu processo de fixação no Brasil, sua disseminação e as características adotadas em solo brasileiro. A metodologia utilizada neste artigo tem por base o método fenomenológico, que leva em consideração o fenômeno em sua essência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, partindo do pensamento de alguns teóricos, como Sauer (1997), Claval (2014), Husserl (1990), Merleau-Ponty (2011), Brosseau (2007), Abreu (1999), Silva (2012), entre outros; e documental de cunho qualitativo e investigativo, realizando a análise de alguns cordéis. A temática escolhida refere-se a uma associação entre Geografia e literatura, relação antiga, embora no Brasil a articulação acadêmica entre elas seja relativamente nova. A Geografia e a literatura podem ser utilizadas em conjunto como uma valiosa ferramenta de pesquisa e análise do convívio do homem com o meio e as transformações decorrentes dessa relação.
Descrição: ROCHA, C. I. J. da. A geografia encontrada nas estrofes dos poetas da literatura de cordel. 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23825
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cicero Ivaldo Justino da RochaPDF - Cicero Ivaldo Justino da Rocha602.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito95.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.