Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23827
Título: O feminino negro pelo canto do cordel "Anastácia"
Autor(es): Barbosa, Daianne Silva
Palavras-chave: Literatura de cordel
Feminino
Resistência
Data do documento: 19-Mai-2021
Resumo: O presente trabalho trata da representação do feminino negro na obra literária Anastácia, de Jarid Arraes, da coleção “Heroínas Negras do Brasil”. Tem o objetivo de analisar os aspectos de luta e resistência veiculados neste cordel biográfico. A importância de uma literatura brasileira que fale sobre a história do povo negro enquanto seus traços étnicos no processo de construção da nossa sociedade estão posta desde o século XVII, embora só ganhe presença significativa a partir do século XIX. Considerando o contexto socioeconômico e cultural do período escravocrata brasileiro, no qual viveu a mulher negra, podemos dizer que a representação da Anastácia pontua, em torno de si, a simbologia da resistência. Atrelada à valorização dos aspectos positivos do negro, sua luta e resistência, a escritora negra acaba de pautar aos leitores contemporâneos, como motivo literário, por meio de dados históricos veiculados, uma mensagem de crítica à escravidão, ao racismo, ao machismo. Fundamentam esta leitura os estudos de Araújo (2019), Gomes (2017), Mattos (2016), Ribeiro (2019) dentre outros.
Descrição: BARBOSA, D. S. O feminino negro pelo canto do cordel "Anastácia". 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23827
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daianne Silva BarbosaPDF - Daianne Silva Barbosa672.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito583.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.