Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23858
Título: O estágio supervisionado em geografia: um espaço formativo para a construção da prática docente a partir relação ensino-pesquisa
Autor(es): Pessoa Neto, Manoel Severino
Palavras-chave: Geografia
Ensino e Pesquisa
Estágio Supervisionado
Prática Docente
Data do documento: 13-Mai-2021
Resumo: Este trabalho apresenta as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II, sendo este um Componente Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Estadual Paraíba. O estágio efetuado foi de regência e foi desenvolvido em uma turma do 1º ano do ensino médio, da Escola Cidadã Integral João Lelys, localizada na cidade de Livramento-PB. Diante da implementação do ensino remoto nas escolas, a realização do estágio se deu neste cenário novo caracterizado pela separação física dos sujeitos que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem e que tem se mostrado difícil para a educação escolar pública e também para as atividades de estágio. Visto isso, mais do que nunca foi necessário encarar o estágio como um momento para ter contato com a realidade da escola e para pensar essa mesma realidade como algo que está sempre se transformando e exigindo dos professores uma busca constante por novos conhecimentos e metodologias. Pensando assim, levantamos como objetivo principal compreender o papel do estágio supervisionado enquanto espaço formativo favorável a construção de uma prática docente baseada na relação ensino-pesquisa. Os resultados atingidos mostram que o estágio, quando desenvolvido com base na pesquisa, se torna um Componente extremamente importante que possibilita muitas reflexões no tocante à docência, porque permite ao estagiário ter contato com a realidade prática da escola e do ensino, e ao mesmo tempo pensar sobre esse processo.
Descrição: PESSOA NETO, Severino. O estágio supervisionado em geografia: um espaço formativo para a construção da prática docente a partir da relação ensino-pesquisa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23858
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Manoel Severino Pessoa Neto.pdfPDF- Manoel Severino Pessoa Neto609.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito426.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.