Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23879
Título: Clareamento Dental em Pacientes com Hipersensibilidade Dentária: Como Conduzir?
Autor(es): Santos, Lucas Matheus Braga Batista dos
Palavras-chave: Dessensibilizantes Dentinários
Clareamento Dental
Flúor
Sensibilidade da Dentina
Data do documento: 6-Mai-2021
Resumo: O clareamento dental é um tratamento amplamente aceito devido sua característica conservadora, não invasiva e de ótimos resultados. O presente trabalho objetivou compreender as técnicas, agentes clareadores e conhecer as alternativas terapêuticas para a diminuição da hipersensibilidade dentinária (HD) nos pacientes que realizam o clareamento dentário. Tratou-se de uma revisão de literatura, que utilizou a base de dados PUBMED, Scielo e google acadêmico, com recorte temporal de 2011 a 2021. Os descritores que auxiliaram na busca foram dessensibilizantes dentinários, clareamento dental, flúor e sensibilidade da dentina. A indicação do tratamento baseia-se no diagnóstico correto do escurecimento dental, dentre as técnicas existentes (consultório, caseiro ou ambas) não há diferença no resultado. Os principais agentes clareadores são peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, que liberam oxigênio e este livre vai agir na quebra das partículas de pigmento escurecidos que deixam os dentes com um aspecto amarelado. A HD é considerada o efeito adverso mais comum, acreditasse que agentes dessensibilizantes, químicos ou físicos, são capazes de reduzir a sintomatologia, principalmente o flúor, nitrato de potássio e laserterapia. Conclui-se que quando bem indicados e utilizando a técnica e agentes corretos o clareamento dental apresenta resultados que atendem as expectativas dos pacientes e para aqueles que apresentam HD ainda não há nenhum meio de eliminar essa sintomatologia, porém a associação de mais de um dessensibilizante pode ser útil numa maior redução dessa dor.
Descrição: SANTOS, Lucas Matheus Braga Batista dos. Clareamento dental em pacientes com hipersensibilidade dentinária: Como conduzir?. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23879
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Matheus Braga Batista dos Santos.pdfPDF - Lucas Matheus Braga Batista dos Santos429.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito81.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.