Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23884
Título: Doação e Usufruto como Instrumentos para Planejamento Sucessório
Autor(es): Alves, Walter Porto
Palavras-chave: 1. Planejamento sucessório. 2. Direito das coisas. 3. Usufruto.
Data do documento: 11-Mai-2021
Resumo: O presente trabalho analisa as características do Planejamento Sucessório, com ênfase na Doação com reserva de Usufruto através do método hipotético-dedutivo - enveredando pelo campo da observação teórica para alcançar um aprofundamento cognitivo do tema - e tem por objetivo apontar a importância do Planejamento Sucessório utilizando as cláusulas restritivas de doação com reserva de usufruto, apontando essa possibilidade como um meio mais seguro e viável para a partilha dos bens patrimoniais, com o titular desses bens ainda em vida. Na argumentação utiliza-se de conceitos teóricos formulados por doutrinadores e pesquisadores do Direito, bem como o regramento legal encontrado na Constituição Federal e no Código Civil pátrios, para se entender os meios mais favoráveis para a transição hereditária. Em suma, pretende-se afirmar a importância jurídica de tais institutos do Direito para uma melhor partilha dos bens, assegurando ao titular doador uma maneira eficaz de continuar fruindo dos bens conquistados enquanto estiver em vida e proporcionando uma sucessão segura e harmônica para seus herdeiros e legatários.
Descrição: ALVES, Walter Porto. Doação e usufruto como instrumentos para planejamento sucessório. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23884
ISSN: 21. ed. CDD 346.015
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walter Porto Alves.pdfPDF - Walter Porto Alves422.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito155.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.