Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23892
Título: O estágio e a formação de professores(as) de língua portuguesa: a percepção de licenciados(as) do curso de Letras da UEPB
Autor(es): Silva, Márcia Oliveira
Palavras-chave: Estagiários de Letras
Formação profissional
Estágio supervisionado
Língua portuguesa
Data do documento: 16-Dez-2020
Resumo: Compreende-se o estágio como o lugar de reflexões sobre o fazer docente (PIMENTA e LIMA, 2012) e espaço para discussões entre aqueles que o vivenciam (estagiários, professores das escolas e alunos do ensino básico). Neste sentido, este artigo objetivou analisar as percepções de estagiários (as) de Letras sobre o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa: suas problemáticas e suas contribuições para a formação inicial de professores (as). Para isto, A pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos de Almeida e Pimenta (2014), Pimenta e Lima (2012), Morin (2000), Tardiff (2002), Brezinsky (2002), Buriolla (2011), Barreiro e Gebran (2006). Metodologicamente, amparou-se em uma pesquisa de campo, exploratória – quanti-qualitativa. Esta teve como sujeitos, 10 alunos do curso de Licenciatura em Letras do CH/UEPB. Sendo assim, os resultados evidenciaram a precariedade da realização do componente curricular, nos cursos de formação, de modo geral e, com algumas particularidades, no curso de Letras da UEPB Campus III (campo de atuação restrito, problemas de transporte, incertezas sobre a relevância do estágio para a formação profissional). Concluiu-se, portanto, que entre questões gerais e particulares, há a necessidade de reinventar o estágio e ampliar suas possibilidades.
Descrição: SILVA, M. O. O estágio e a formação de professores(as) de língua portuguesa: a percepção de licenciados(as) do curso de Letras da UEPB. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23892
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Oliveira SilvaPDF - Márcia Oliveira Silva1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito603.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.