Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23901
Título: Identidade e representação nas práticas de mulheres rezadeiras – memórias das artes de curar
Autor(es): Figueiredo, Ruhama Souto Santana
Palavras-chave: Rezadeiras
Memória
Identidade
Representação
Gênero
Data do documento: 3-Jun-2021
Resumo: A presente pesquisa tem como seu objeto de estudo as práticas e artes de cura das mulheres rezadeiras paraibanas e sua representação na mídia, através do documentário. Estas mulheres ocupam um espaço de resistência e importância nas suas comunidades, ao que desenvolvem seus ofícios. Suas práticas de cura apontam a relevância histórica, cultural e social que elas têm no contexto comunitário. O objetivo geral deste artigo é problematizar o lugar de memória e representação identitária de mulheres rezadeiras paraibanas, enfatizando a importância de seu oficio na prática de cura no contexto comunitário em que atuam a partir do espaço midiático. O artigo dialoga com os campos de estudo da História Cultural, fazendo interlocuções teóricas com Certeau (1998), com interface nos Estudos de Gênero, evidenciando autores como Rago (1995), Joana Pedro (2011) e Tedeschi (2012), bem como autoras que apresentaram pesquisas com enfoque na Medicina Popular e no fazer das Mulheres Rezadeiras como Matias (2019), Alexandre (2006) e Oliveira (1985).Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, que utiliza como fonte os documentários O Ramo (2009) e o Coleções: fé no Brasil – Rezadeiras (2010), disponíveis na plataforma digital Youtube. A pesquisa visa o reconhecimento destas mulheres como fontes de influência e resistência em seus lugares de convívio, as compreendendo como ferramentas importantes na construção e manutenção dos espaços populares que frequentam, constituindo-se como agentes de cura e de fé, perpetuando saberes e cultura popular e os mantendo vivos na atualidade. Destaca também a influência e conquistas destas mulheres no meio em que atuam, assim como as intencionalidades que permeiam a construção desses espaços.
Descrição: FIGUEIREDO, R. S. S. Identidade e representação nas práticas de mulheres rezadeiras – memórias das artes de curar. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23901
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruhama Souto Santana Figueiredo.pdfPDF - Ruhama Souto Santana Figueiredo702.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito137.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.