Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23913
Título: Nos campos noturnos do desejo: prostitutas e prostituição em Lapa, de Luís Martins
Autor(es): Melo, Maria Leonária da Silva
Palavras-chave: Lapa (Romance)
Prostituição feminina
Mulheres na literatura
Data do documento: 21-Jun-2021
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a representação da prostituição feminina em Lapa (1936), de Luís Martins, e delinear o perfil de prostitutas que transitam pela diegese narrativa da referida obra, centrando-nos, mais especificamente nas personagens Lili, Odette, Lia, Giselle e Paulo. Para procedermos à análise de nosso corpus, apoiamo-nos nos trabalhos de Rago (2008), Soares (1992) e Ferro (1997), entre outros, que procuram compreender o lugar da prostituta, da prostituição e os discursos sobre elas no imaginário ocidental e, em especial, na sociedade brasileira. Dentre as conclusões às quais chegamos durante a análise deste trabalho, verificamos que as personagens se tornam transgressoras, por irem de encontro às regras morais ditadas dentro da sociedade moralista da época, o que interferiu diretamente na entrada das personagens-prostitutas no âmbito da prostituição. O estudo de tais personagens, a partir da obra de Luís Martins, revela que, ao contrário do que endossa o senso comum, a prostituição não é uma “vida fácil” e sem adversidades e nem sempre a única motivação para que a entrada nesse universo é a penúria.
Descrição: MELO, M. L. S. Nos campos noturnos do desejo: Prostitutas e Prostituição em Lapa, de Luís Martins. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23913
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Leonária da Silva Melo.pdfPDF - Maria Leonária da Silva Melo765.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito67.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.