Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23934
Título: Isolamento social na pessoa idosa: impacto para a saúde mental
Autor(es): Andrade, Regina Célia Gonçalves de
Palavras-chave: Isolamento social
Saúde mental
Idosos
Data do documento: 30-Dez-2020
Resumo: O presente artigo trata sobre o isolamento social na pessoa idosa e a relação entre esse isolamento e problemas de saúde mental decorrentes neste grupo citado. Para tal fim, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, desenvolvida através de buscas na literatura realizadas em artigos científicos, revistas de periódicos e em livros. Constatou-se as principais dificuldades enfrentadas pelos idosos, bem como seus aspectos psicossociais, psicológicos e o tipo de apoio social recebido pelos mesmos. Fatores como solidão, estresse, ansiedade e diversos outros podem ocasionar consequências como o isolamento social e também a depressão. Observou-se, entretanto, que a família se torna um ponto essencial na vida dos seniores, podendo oferecer auxílio como estratégia de enfrentamento.
Descrição: ANDRADE, Regina Célia Gonçalves de. Isolamento social na pessoa idosa: impacto para a saúde mental. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23934
ISSN: CDD 362.2
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Regina Andrade Gonçalves de AndradePDF - Regina Andrade Gonçalves de Andrade257.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito531.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.