Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23937
Título: Efeitos do tratamento fisioterapêutico na dor orofacial em indivíduos com disfunção temporomandibular: revisão de literatura.
Autor(es): Galdino, Thayanne Luiza Maria
Palavras-chave: Desordem temporomandibular
Dor facial
Fisioterapia
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma condição patológica de origem multifatorial que envolve diferentes problemas clínicos, acomete a musculatura mastigatória, a articulação temporomandibular, como também estruturas associadas. Dentre os sinais e sintomas mais relatados pelos indivíduos com DTM, estão à dor orofacial, limitação para abrir e fechar a boca, presença de estalidos, crepitações e zumbidos no ouvido. O objetivo deste trabalho é revisar os efeitos do tratamento fisioterapêutico na dor orofacial em indivíduos com DTM. Foram consultadas as bases de dados PubMed, BVS, PEDro e Scielo. Ensaios Clinicos e estudos de casos que avaliaram os efeitos do tratamento fisioterapêutico na dor orofacial em indivíduos com DTM foram incluídos. Após a avaliação por título, a exclusão de duplicatas, a avaliação por resumo e por texto completo 9 artigos foram revisados. Considerando a amostra de todos os estudos, 131 indivíduos com dor orofacial receberam intervenção fisioterapêutica. A terapia manual foi o recurso fisioterapêutico mais utilizado nos estudos (60%), sendo que os resultados mais positivos foram os que associaram a mesma aos recursos eletrotermofototerapêuticos. Tendo o presente estudo demonstrado como resultado a redução da dor orofacial nos indivíduos com DTM após o tratamento fisioterapêutico. Concluindo que a fisioterapia desempenha um papel importante na reabilitação dos pacientes com disfunção temporomandibular, trazendo efeitos benéficos aos portadores de dor orofacial, melhorando assim a qualidade de vida desses indivíduos.
Descrição: GALDINO, Thayanne Luiza Maria. Efeitos do tratamento fisioterapêutico na dor orofacial em indivíduos com disfunção temporomandibular: revisão de literatura. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23937
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Thayanne Luiza Maria Galdino.pdfPDF-Thayanne Luiza Maria Galdino577.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito592.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.