Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23943
Título: Os sentidos do festejar: uma análise das transformações nas quadrilhas juninas do município de Areial - PB
Autor(es): Xavier, Germano Ramalho
Palavras-chave: Festa popular
Quadrilha junina
Ressignificação
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: A festa junina é considerada um mecanismo de sociabilidade entre as pessoas, mas ao longo do tempo foi utilizada como dispositivo de controle e repressão. Suas transformações são decorrentes da ação dos sujeitos. Com isso, esboçamos nossa problemática a partir dos seguintes questionamentos: como os sujeitos atribuíram novos sentidos para a festa junina? O que provocou o processo de ressignificação das quadrilhas juninas? A partir daí, buscamos responder essas questões utilizando o conceito de táticas e estratégias de Certeau (1998), além da ideia de invenções das tradições de Hobsbawm (1997). Para tanto, utilizamos os casos das quadrilhas juninas de Areial - PB; e como metodologia de pesquisa, recorremos a fotografias e relatos de experiência. Como resultado, foi constatado que, a partir da observação e sintetização, os sujeitos criam suas próprias formas de fazer e vivências nos espetáculos das quadrilhas juninas.
Descrição: XAVIER, G. R. Os sentidos do festejar: uma análise das transformações nas quadrilhas juninas do município de Areial - PB. 2021.29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23943
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Germano Ramalho Xavier.pdfPDF - Germano Ramalho Xavier.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo do depósito.pdfTermo o depósito.pdf83.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.