Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23949
Título: Características físico mecânicas e indicações das resinas bulk fill: uma revisão da literatura
Autor(es): Albuquerque, Wingson Pereira
Palavras-chave: Materiais dentários
Odontologia
Restauração
Data do documento: 6-Mai-2021
Resumo: Restaurações em resinas compostas nos dentes posteriores têm sido cada dia mais rotineiras devido ao uso a uma redução do amálgama como opção restauradora, além da demanda estética. No entanto, problemas como a contração de polimerização, são a principal causa de insucesso da técnica. A resina de preenchimento único ou resina bulk fill, inova na técnica de inserção do material na cavidade com aplicação de uma ou duas camadas de 4 a 5 mm sem a necessidade de estratificação tradicional. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura acerca das principais propriedades das resinas bulk fill atualmente disponíveis, descrever a técnica de utilização deste material, assim como ressaltar as suas vantagens clínicas, de modo a orientar o clínico a selecionar o material mais adequado para cada situação clínica. Foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos originais e de revisão indexados nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico, publicados no período de 2012 a 2020 na língua portuguesa, inglesa e espanhola. Os trabalhos foram filtrados a partir de critérios de inclusão e exclusão. Essa revisão revelou que as resinas bulk fill apresentam propriedades semelhantes às resinas compostas convencionais, diferindo em sua maior profundidade de polimerização devido a sua maior translucidez. Ademais apresentam algumas vantagens como redução do tempo clínico, menor possibilidade de erro do operador, diminuição da formação de fendas marginais. Entretanto, devem ser utilizadas seguindo a técnica correta respeitando sempre os limites de profundidade das cavidades a serem restauradas.
Descrição: ALBUQUERQUE, Wingson Pereira. Características físico mecânicas e indicações clínicas das resinas bulk fill: uma revisão da literatura. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23949
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wingson Pereira de Albuquerque.pdfPDF - Wingson Pereira de Albuquerque392.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito79.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.