Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23952
Título: Quem conta um conto, inclui um ponto: a contação de história como possibilidade de ensino das religiões afro-brasileiras na educação infantil
Autor(es): Lima, Maria Helena Soares de
Palavras-chave: Religiões afro-brasileiras
Educação infantil
Contação histórias
Mito dos orixás
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: As religiões afro-brasileiras devem ser inseridas nos currículos oficiais de ensino desde 2003 por força da Lei n º10.639/03 como parte de um conjunto de tradições e valores civilizatórios de origem africana, de grande valor para a compreensão da formação social, cultural e identitária do Brasil, um país multirracial, pluriétnico, pluricultural e multirreligioso. Todavia, convivem com o silêncio pedagógico em consonância com a reprodução e certificação dos valores hegemônicos da sociedade e das práticas sociais, afloradas no espaço escolar. Nesse ínterim, a finalidade desta pesquisa é refletir sobre a contação de história como possibilidade de ensino das religiões afro-brasileiras na Educação Infantil, de modo a identificar práticas de superação e enfrentamento à intolerâncias, preconceitos, medos, crenças, representações, estereótipos e discriminações acerca dessas religiões no espaço escolar. Este estudo é de caráter qualitativo, com suporte em revisão bibliográfica, dedicando-se ao levantamento e analises de estudos referentes à temática das religiões afro-brasileiras na educação, dentre os quais se destacam a Lei nº 10.639/03 (BRASIL/MEC, 2003), Prandi (2001), Gomes Junior (2014), Silva (2007) e Tristão (2018). A inserção de conteúdos que desenvolvam debates e o reconhecimento do caráter pluricultural e multirreligioso no espaço escolar, sobretudo na Educação Infantil, significa a ruptura de paradigmas hegemônicos e proselitistas recorrentes no espaço escolar; a promoção de valores éticos, morais e civilizatórios, e, especialmente, representa a garantia do direito a uma educação democrática, tolerante que visibilize, promova e respeite as diferenças constituintes da sociedade brasileira.
Descrição: LIMA, M. H. S. de. Quem conta um conto, inclui um ponto: a contação de história como possibilidade de ensino das religiões afro-brasileiras na educação infantil. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23952
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Helena Soares de LimaPDF - Maria Helena Soares de Lima929.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito296.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.