Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23966
Título: Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – e-Social: um estudo das mudanças nas rotinas das micro e pequenas empresas do município de Campina Grande -PB
Autor(es): Rocha, Vinicius Sales Alves Xavier
Palavras-chave: eSocial
Micro e Pequenas Empresas
Escrituração digital
Data do documento: 18-Mai-2021
Resumo: O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi estabelecido pelo decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014. Este sistema foi criado com o objetivo de simplificar a forma de transmissão de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Por se tratar de uma novidade, exige inúmeras mudanças comportamentais como requisitos para a sua aplicabilidade. Nessa perspectiva, o estudo tem, como objetivo geral, identificar as mudanças trazidas pelo eSocial nas rotinas das Micro e Pequena Empresas do Munícipio de Campina Grande - PB. Para a realização da pesquisa, foi realizado um estudo descritivo, com amostra não probabilística, desenvolvido com profissionais da área contábil na cidade de Campina Grande/PB, com coleta de dados por questionário eletrônico através do google formulário. Os resultados encontrados, demonstram que 53,1% dos respondentes consideram que as micro e pequenas empresas estão parcialmente preparadas para o eSocial, ao passo que 84,7% afirmam ser imprescindível haver uma mudança nos processos internos das micro e pequenas empresas para poder ter uma melhor implantação da nova sistemática. 39,2% dos entrevistados classificaram, como maior vantagem, a unificação das informações e 54,1% mostraram que a maior desvantagem é o problema relativo aos clientes com relação à falta de informação e despreparo deles.
Descrição: ROCHA, V.S.A.X. Sistema de Escrituração Digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas - E-social: um estudo das mudanças nas rotinas das micro e pequenas empresas do município de Campina Grande - PB. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23966
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito Vinicius Sales.pdf791.07 kBTermo de depósitoVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Vinicius Sales Alves Xavier Rocha.pdf793.43 kBPDF - Vinicius Sales X. RochaVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.