Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23977
Título: Monteiro - PB, a "Cidade forró": uma análise da cultura como guardiã e representante da história de um lugar (1997 – 2019)
Autor(es): Almeida, Roberto Carlos de Freitas
Palavras-chave: Monteiro - Paraíba
Cultura
Música
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de análise em torno das práticas culturais desenvolvidas na cidade de Monteiro – PB, sendo a música investigada como um objeto que proporcionou visibilidade à cidade. A partir dessa temática e do objeto de estudo, pretende-se analisar as transformações sociais, econômicas e culturais do município, haja vista que essas modificaram a dinâmica da cidade nos últimos 20 anos e foram apoiadas com ações administrativas para preservação cultural. Nessa mesma linha, compreender a cultura do lugar se faz necessário para pensar as práticas e representações que circulam na e pela sociedade, bem como os processos produzidos por essas práticas, e as formas pelas quais a sociedade vivencia e consome cultura. Desse modo os estudos de NAPOLITANO (2002); CHARTIER (1988); PESAVENTO (2012) entre outros autores serão apoio teórico para entender os conceitos e mecanismos no que se refere ao trato dos objetos pesquisados. Assim como dados coletados em arquivos públicos e questionários aplicados aos cidadãos para identificar a relação dos moradores com as práticas locais e a percepção de Monteiro como “Cidade Forró”.
Descrição: ALMEIDA, R. C. F. Monteiro - PB, a "Cidade forró": uma análise da cultura como guardiã e representante da história de um lugar (1997 – 2019). 2021. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23977
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Carlos de Freitas Almeida.pdfPDF - Roberto Carlos de Freitas Almeida2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito693.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.