Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23979
Título: Infância e sexualidade nas páginas da enciclopédia Nossas Crianças da fundação Victor Civita (BRASIL, 1973)
Autor(es): Pereira, Érica Alves
Palavras-chave: Criança
Sexualidade Infantil
Análise do discurso
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: Este artigo de conclusão de curso tem como objetivo analisar o discurso sobre sexualidade infantil a partir da enciclopédia Nossas Crianças da fundação Victor Civita, de 1973. Problematizando a emergência do discurso sobre a educação sexual das crianças, nos chama atenção em um período em que a soberania nacional estava em xeque, devido a Ditadura Militar (1964-1985) e sua política de censura aos meios de comunicação era bastante corriqueiro, especialmente a partir de 1968. Como aporte teórico metodológico Michel Foucault, Roland Barthes, Peter Burke e Guacira Lopes Louro foram as maiores contribuições para entendermos como o discurso é produzido pelas instituições de saber, observando as imagens de modo peculiar, assim como ter um olhar crítico sobre as imagens utilizadas neste trabalho. Além de compreendermos como as questões de gênero estão enraizadas na sociedade como tabus, assim como o corpo é politizado por relações de poder e saber, produzindo indivíduos satisfatórios a seus interesses próprios e alheios.
Descrição: PEREIRA, E. A. Infância e sexualidade nas páginas da enciclopédia Nossas Crianças da fundação Victor Civita (BRASIL, 1973). 2019. 23f. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23979
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERICA TCC ultimo II.pdf797.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo TCC-convertido.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.