Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23984
Título: O Estado Democrático de Direito e atual forma de contagem dos prazos processuais nos Juizados Especiais Cíveis
Autor(es): Sousa, Heron Salomão Confessor
Palavras-chave: Estado Democrático de Direito
Princípio da legalidade
Processo Civil
Prazos processuais
Data do documento: 18-Out-2017
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como o objetivo verificar a relação entre o Estado Democrático de Direito e atual forma de contagem dos prazos processuais nos juizados especiais cíveis, será enfatizado que no Estado Democrático de Direito, impera o princípio da legalidade, implicando necessariamente no império da lei, o enfoque será tentar encontrar um fundamento legal para a uma forma legítima de contabilização dos prazos processuais, bem como enfatizar qual foi a ratio legis da contabilização de prazos no Código de Processo Civil de 2015 ter aderido a contagem em dias úteis, dentre outros fatores, podemos citar a preservar a saúde dos operadores de direito que militam na área cível. Veremos em linhas gerais até que ponto o ativismo judicial pode influir na estipulação da contagem de prazos processuais, e que a mudança na forma da contabilização dos prazos processuais para dias úteis no processo civil, foi fruto de muita luta dos advogados, defensores públicos procuradores, entre outras categorias, que tinham de trabalhar nos sábados, domingos e feriados para não perderem os prazos processuais. Cabe ainda orientação espacial dessa monografia, no primeiro será feita uma introdução do tema, em seguida será abordado a temática Estado democrático de Direito, no terceiro e quarto tópicos iremos ter como campo de estudo respectivamente, os princípios gerais do processo civil e os princípios informadores dos juizados especiais, já no quinto ponto será abordado a contagem dos prazos processuais nos juizados especiais cíveis e por fim no nas conclusões será trazida uma solução para a forma ideal da contagem de prazos nos juizados especiais cíveis. Assim, busca-se estudar e analisar a contagem de prazos processuais, sob o império legal fazendo analogia a evolução ocorrida no código de processo civil de 2015.
Descrição: SOUSA, H. S. C. O Estado Democrático de Direito e atual forma de contagem dos prazos processuais nos juizados especiais cíveis. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23984
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heron Salomão Confessor Sousa.pdfHeron Salomão Confessor Sousa1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf279.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.