Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23988
Título: Arborização urbana: estudo biogeográfico da introdução de espécies vegetais na paisagem urbana do centro de Guarabira - PB
Autor(es): Fonseca, Janayna Ataide da
Palavras-chave: Arborização
Espécies
Nativas
Exóticas
Guarabira
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: A arborização de vias públicas pode traz benefícios diretos na da qualidade de vida dos cidadãos e na biocenose dos ecossistemas urbanos. Esta pesquisa faz uma análise das espécies arbóreas na principal praça no centro da cidade de Guarabira/PB e a identificação e classificação delas em exótica ou nativa. Os objetivos específicos foram: a) Contar e localizar geograficamente cada espécie arbórea sobre a praça. b) Identificação através de características, nome vulgar e nome científico. C) Classificar em nativa, exótica e/ou exótica invasora. d) identificar se há algum tipo de planejamento para arborização urbana na cidade. A pesquisa teve como metodologia o levantamento bibliográfico e a análise geográfica de artigos, livros e sites sobre arborização, trabalhos de campo e identificação in loco dos aspectos botânicos da vegetação introduzida. Verificou-se os aspectos quantitativos e qualitativos das espécies encontradas, e foram identificadas um total de 251 plantas arbóreas distribuídas em 17 espécies, sendo 65 % dessas espécies exóticas e apenas 35 % nativas, todas distribuídas de forma aleatória, recobrindo aproximadamente 1,1 quilometro de extensão. A falta de planejamento urbano no plantios dessas arvores e a ausência de critérios técnicos e dos condicionantes físicos ambientais pode causar transtornos a população tais como interrupção de serviços e danos a infraestrutura pública.
Descrição: FONSECA, J. A. da. Arborização urbana: estudo biogeográfico da introdução de espécies vegetais na paisagem urbana do centro de Guarabira - PB. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23988
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janayna Ataide da FonsecaPDF - Janayna Ataide da Fonseca1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito172.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.