Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23990
Título: Discurso de ódio nas redes sociais: de onde vem a intolerância?
Autor(es): Araújo, Lourdes Gabriela Ibiapina de
Palavras-chave: Discursos de ódio
Redes sociais
Cegueira moral
Modernidade líquida
Relações humanas
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir a intolerância nas redes sociais. Nos últimos anos, o número de denúncias contra discursos de ódio online tem aumentado exponencialmente. Diante desse fato, questiona-se: que fatores contribuem para as manifestações de ódio na Internet? Para responder a essa pergunta, a pesquisa fez um levantamento bibliográfico a partir das reflexões Manuel Castells (1999) e Zygmunt Bauman (2004) sobre as influências da tecnologia nas relações humanas. Em seguida, considerando os pressupostos da análise do discurso elaborados por Orlandi (2009), fez um estudo de casos recentes de intolerância nas redes. Concluiu-se que há na Internet alguns fatores que contribuem para o rápido espalhamento de práticas discursivas intolerantes, como o anonimato, a facilidade de conexão entre grupos preconceituosos e a dificuldade de acesso a informações verdadeiras. Ao mesmo tempo, as redes sociais são capazes de estimular a adoção de práticas contra o preconceito no mundo real. Por fim, destacou-se que a intolerância nas redes não foi criada pela tecnologia, sendo reflexo da cultura e história da sociedade, sobretudo da invisibilidade e cegueira moral que marcam a modernidade líquida.
Descrição: ARAÚJO, L. G. I. Discurso de ódio nas redes sociais: de onde vem a intolerância?. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23990
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Lourdes Gabriela Ibiapina de Araújo.pdf990.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf866.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.