Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23992
Título: Violência Doméstica Contra a Mulher: analise à luz da lei nº 11.340/2006
Autor(es): Martins, Ivonete Porfírio
Palavras-chave: Violência Domestica
Violência de gênero
Lei Maria da Penha
Data do documento: 9-Ago-2021
Resumo: O presente artigo enfocou como temática de estudo um fenômeno sócio-cultural bastante antigo, mas que vem se intensificando e ganhando maior visilibidade ao longo dos anos, qual seja: a violência doméstica contra a mulher. Este tipo de violência se insere em um contexto permeado por uma ideologia proveniente de uma sociedade patriarcal, que fomenta as desigualdades entre os gêneros, incutindo a falsa ideia de que homens e mulheres devem ocupar papeis distintos no seio social. Nesse viés, a mulher vem sendo inferiozidada e tendo sua dignidade aviltada. Em situações extremas, têm suas vidas ceifadas de forma brutal. À luz do exposto, este trabalho almejou analisar a relevância do advento da Lei n. 11.340/2006, conhecida popularmente por “Lei Maria da Penha”, no que concerne à prevenção, punição e erradicação da violência contra a mulher. No que diz respeito aos objetivos específicos, buscouse compreender a dinâmica que envolve as relações de gênero constituídas histórica e culturalmente na sociedade, entendendo que estas contribuem como fator preponderante à violência doméstica. Este estudo se constituiu em uma pesquisa bibliográfica, em que se fez uso de fontes secundárias, como: referências bibliográficas, legislações, Constituição Federal de 1988 e documentos pertinentes ao assunto.
Descrição: MARTINS, Ivonete Porfirio. Violência Doméstica Contra a Mulher: analise à luz da lei nº 11.340/2006. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração Pública). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23992
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivonete Porfirio Martins.pdfPDF - Ivonete Porfirio Martins286.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito670.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.