Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23994
Título: A favelinha do caboclo e a comunidade dos trabalhadores de materiais recicláveis do lixão de Pombal-Pb
Autor(es): Nascimento, Marcos Antonio Lopes do
Palavras-chave: Geografia urbana
Planejamento urbano
Lixão
Data do documento: 21-Jul-2021
Resumo: Com este trabalho de conclusão de curso pretendeu-se contribuir para a caracterização da dinâmica da produção do Ambiente de Favela com o objetivo analisar como se iniciou e vem alcançando desenvolvimento no âmbito da produção do espaço e as modificações ao longo do tempo, das mais importantes do espaço urbano da Cidade de Pombal. Nessa perspectiva, buscou-se discutir a vida das comunidades na formação das favelas e ambientes semelhantes, a relação entre saúde e ambiente em favelas a partir de um projeto de investigação que analisou, por meio de metodologias participativas e de pesquisa-ação. Durante a exposição da situação das comunidades Favelinha do Caboco e o Lixão, tratou- se no texto de esclarecer tanto a situação periclitante quanto a carência de recursos financeiros, a falta de conhecimento técnico para execução e o improviso das obras, que vão sendo continuamente ampliadas sem um planejamento ou projeto prévio. A metodologia trabalhada foi também de pesquisa bibliográfica através de sites, livros e revistas explorando as informações dos autores que tratam da temática desse trabalho. Apesar das suas dimensões e de se localizar em área urbana da cidade de Pombal, a favela e o lixão se mostra complexa e heterogênea nas próprias pesquisas oficiais, demonstram. É importante ressaltar que haja uma mudança de postura em relação às favelas, estimulando o social e o socioeconômico, bem como, partir de dentro para fora, isto é, ouvir os próprios moradores; construir a partir deles as soluções para os problemas com os quais eles têm de lidar diariamente, sejam estes de caráter social ou econômico.
Descrição: NASCIMENTO, Marcos Antonio Lopes do. A favelinha do caboclo e a comunidade dos trabalhadores de materiais recicláveis do lixão de Pombal-Pb. 40f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23994
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Antonio Lopes do Nascimento.pdfPDF - Marcos Antonio Lopes do Nascimento2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito145.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.