Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23996
Título: Atendimento Odontológico para Pacientes Com Síndrome Congênita do Zika Vírus: Revisão de Literatura
Autor(es): Barros, Raiane de Souza Barros
Palavras-chave: Microcefalia
Infecção por Zika Vírus
Odontologia
Data do documento: 11-Mar-2021
Resumo: A infecção pelo Zika Vírus durante a gravidez representa riscos para neonatos, sendo comum o aparecimento de distúrbios na morfologia craniana, anomalias cerebrais, oculares e anormalidades dentárias resultando em um padrão de alterações conhecido como Síndrome Congênita do Zika (SCZ). O objetivo deste estudo foi apresentar os aspectos gerais relacionados à infecção pelo Zika Vírus, a sua relação com a microcefalia, as alterações odontológicas presentes e expor uma conduta clínica odontológica segura para tais pacientes. Para isso, utilizou-se as bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs de acordo com as seguintes palavras-chave: “Microcefalia”, “Zika Vírus”, “Infecção por Zika Vírus”, “Odontologia”, selecionando, dessa forma, artigos e estudos escritos em inglês, português ou espanhol, publicados nos anos de 2009 a 2021. Neonatos acometidos pela SCZ podem apresentar algumas alterações bucais, como ausência de elementos dentários, alterações na cronologia e sequência na erupção, palato estreito, hipotonia ou hipertonia labial e, em alguns casos, desenvolvimento de bruxismo e hábitos orais deletérios. De acordo com manifestações clínicas da SCZ, e considerando a importância do cirurgião-dentista na equipe dos profissionais responsáveis no tratamento desses pacientes, entende-se que são necessárias condutas clínicas odontológicas adequadas incluindo medidas preventivas de saúde bucal.
Descrição: BARROS, Raiane de Souza. Atendimento Odontológico para Pacientes com Síndrome Congênita do Zika Vírus: Revisão de Literatura. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23996
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Raiane de Souza Barros.pdfPDF- Raiane de Souza Barros381.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito32.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.