Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24058
Título: Práticas arquivísticas no Laboratório Integrado de Arquivologia Mara Cordeiro de Lima do Campus V da UEPB: relato de experiência
Autor(es): Medeiros, Adélia
Palavras-chave: Conservação documental
Práticas arquivísticas
Preservação documental
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O presente artigo é um relato das práticas arquivísticas em preservação e conservação preventiva de documentos de arquivo em suporte de papel, realizadas no acervo documental custodiado no Laboratório Integrado de Arquivologia Mara Cordeiro de Lima do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba. Discorre sobre os métodos utilizados na preservação do acervo que compõe o referido arquivo, identificados e estudados no componente curricular Preservação e Conservação de Documentos Arquivísticos e no desenvolvimento do Estágio Curricular. O objetivo geral foi observar os métodos arquivísticos utilizados na preservação e conservação do acervo documental custodiado no arquivo do Laboratório Mara Cordeiro de Lima. Foram objetivos específicos: fazer um diagnóstico situacional do laboratório; enumerar as práticas arquivísticas e descrever como são realizados os procedimentos de preservação e conservação. Observou-se os procedimentos da preservação e conservação, dos documentos custodiados, como: armazenamento, higienização, organização, e a guarda, do acervo permanente, também, identificando quais as condições físicas dos documentos, e a climatização do local, como: temperatura, umidade e iluminação. A pesquisa foi exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de observação direta e de um questionário aplicado aos arquivistas do Laboratório. No diagnóstico, foram identificados dois fundos abertos e distintos, provenientes da UEPB Campus V e da Escola Estadual de Ensino Médio Escritor José Lins do Rêgo. Sugeriu-se uma ampliação da área física do Laboratório para melhorar a guarda e os procedimentos do acervo arquivístico.
Descrição: MEDEIROS, A. Práticas arquivísticas no Laboratório Integrado de Arquivologia Mara Cordeiro de Lima do Campus V da UEPB: relato de experiência. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24058
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adélia Medeiros.pdf796.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.