Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jocerlan Leite da-
dc.date.accessioned2021-07-15T21:02:46Z-
dc.date.available2021-07-15T21:02:46Z-
dc.date.issued2021-07-06-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24060-
dc.descriptionSILVA, Jocerlan Leite da. A formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia: uma oportunidade para a construção de uma prática professoral mais significativa. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNa formação docente, os estágios supervisionados comparecem como momentos importantes em que múltiplos saberes podem ser articulados e incorporados no processo de desenvolvimento das habilidades didático-pedagógicas. Vivenciando o estágio e tomando este como espaço de análise e reflexão, o licenciando tem a possibilidade de construir uma prática professoral mais significativa, isto é, capaz de fazer a diferença nos contextos escolares onde se realiza. Tendo em vista essa concepção, no presente trabalho o objetivo central estabelecido consistiu em compreender a formação docente no contexto do estágio supervisionado e como esta pode contribuir para uma prática professoral mais significativa. As experiências que nutrem as discussões aqui apresentadas ocorreram no período de outubro a dezembro de 2020, na Instituição Colégio e Cursos Santa Rita de Cássia, que faz parte da rede privada de ensino do município de Coremas-PB, e onde já vinha se desenvolvendo desde 2018 à docência em regime profissional. Em razão do contexto pandêmico e da consequente adoção do ensino remoto nas escolas, as atividades de regência, foco do estágio, foram desenvolvidas remotamente. Do ponto de vista metodológico, tendo por base a abordagem qualitativa, contou-se com a realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Os resultados alcançados revelam que, apesar dos muitos desafios impostos na realização do estágio em um cenário totalmente novo marcado pela adoção do ensino remoto, a realização do estágio supervisionado se mostrou uma experiência única agregadora de novas habilidades formativas docentes, as quais colaboraram para a ressignificação da prática professoral mediante a utilização de novas metodologias e estratégias de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Ma. Maria Marta dos Santos Buritipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleA formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia: uma oportunidade para a construção de uma prática professoral mais significativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocerlan Leite da Silva.pdfPDF - Jocerlan Leite da Silva392.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito391.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.