Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jocerlan Leite da | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T21:02:46Z | - |
dc.date.available | 2021-07-15T21:02:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24060 | - |
dc.description | SILVA, Jocerlan Leite da. A formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia: uma oportunidade para a construção de uma prática professoral mais significativa. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na formação docente, os estágios supervisionados comparecem como momentos importantes em que múltiplos saberes podem ser articulados e incorporados no processo de desenvolvimento das habilidades didático-pedagógicas. Vivenciando o estágio e tomando este como espaço de análise e reflexão, o licenciando tem a possibilidade de construir uma prática professoral mais significativa, isto é, capaz de fazer a diferença nos contextos escolares onde se realiza. Tendo em vista essa concepção, no presente trabalho o objetivo central estabelecido consistiu em compreender a formação docente no contexto do estágio supervisionado e como esta pode contribuir para uma prática professoral mais significativa. As experiências que nutrem as discussões aqui apresentadas ocorreram no período de outubro a dezembro de 2020, na Instituição Colégio e Cursos Santa Rita de Cássia, que faz parte da rede privada de ensino do município de Coremas-PB, e onde já vinha se desenvolvendo desde 2018 à docência em regime profissional. Em razão do contexto pandêmico e da consequente adoção do ensino remoto nas escolas, as atividades de regência, foco do estágio, foram desenvolvidas remotamente. Do ponto de vista metodológico, tendo por base a abordagem qualitativa, contou-se com a realização de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Os resultados alcançados revelam que, apesar dos muitos desafios impostos na realização do estágio em um cenário totalmente novo marcado pela adoção do ensino remoto, a realização do estágio supervisionado se mostrou uma experiência única agregadora de novas habilidades formativas docentes, as quais colaboraram para a ressignificação da prática professoral mediante a utilização de novas metodologias e estratégias de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | A formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia: uma oportunidade para a construção de uma prática professoral mais significativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jocerlan Leite da Silva.pdf | PDF - Jocerlan Leite da Silva | 392.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de Deposito | 391.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.