Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24061
Título: Estágio Supervisionado de Regência em Geografia: uma experiência no ensino médio em tempos de educação remota
Autor(es): Costa, Janduy Araujo
Palavras-chave: Ensino de geografia
Educação remota.
Estágio supervisionado
Data do documento: 1-Jul-2021
Resumo: Os estágios supervisionados consistem em espaços de aprendizagem fundamentais à formação docente, na medida em que viabilizam a inserção do licenciando no contexto real da prática professoral. A partir dessa inserção, o estagiário tem ao seu alcance a possibilidade de vivenciar e refletir sobre a realidade escolar e o processo de ensino e aprendizagem, de modo que não seja apenas um mero descritor das circunstâncias de sua experiência, mas, sobretudo um sujeito capaz de analisar criticamente o que foi vivido e contribuir para a sua transformação positiva. O presente relatório resulta das experiências construídas no decorrer do Componente Curricular Estágio Supervisionado II, que é requerido pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, modalidade a distância. O referido estágio ocorreu durante o semestre 2020.2, e teve como palco para as atividades práticas de regência no ensino médio a E.E.E.F.M. Nossa Senhora Aparecida, que se localiza no município de Campina Grande-PB e pertence a rede pública estadual de ensino da Paraíba. Dessa forma, o objetivo aqui estabelecido consiste em apresentar as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado II, o qual possibilitou a reflexão acerca da realidade escolar e da construção do processo de ensino e aprendizagem em Geografia no ensino médio diante de um cenário novo e desafiador, que é a educação remota. Em relação ao caminho metodológico, partiu-se de uma abordagem qualitativa na qual foram adotadas a pesquisa bibliográfica e colaborativa como procedimentos. Os resultados obtidos dão conta de uma realidade complexa, permeada de desafios e de formas de exclusão para os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, o que tem a ver com o efeito mais intenso das desigualdades socioeconômicas no contexto da educação remota.
Descrição: COSTA, Janduy Araujo. Estágio supervisionado de regência em geografia: uma experiência no ensino médio em tempos de educação remota. 29f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24061
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janduy Araujo Costa.pdfPDF - Janduy Araujo Costa390.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito264.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.