Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24068
Título: Arquivo acessível: uma proposta inclusiva
Autor(es): Souza, Erika Cristina de Oliveira
Palavras-chave: Acessibilidade
Ambientes acessíveis
Arquivologia
Inclusão social
Atuação do arquivista
Data do documento: 11-Fev-2019
Resumo: Os usuários com deficiência enfrentam barreiras ao adentrarem no ambiente informacional Arquivístico, deste modo, reverberar-se a necessidade da arquivologia enquanto área da informação por meio dos arquivistas, discutir questões relacionadas à acessibilidade no que concerne ao planejamento de arquivos acessíveis tanto no aspecto físico como digital. Com isto está pesquisa tem por objetivo apresentar considerações em torno de um ambiente de arquivo acessível, e consequentemente ressaltar a importância do Arquivista enquanto profissional capacitado para desenvolver suas atividades de forma inclusiva, e de tal forma cabe-se a necessidade de apresentar alguns recursos de acessibilidade que podem ser utilizados nos arquivos públicos ou privados, discutir a temática Acessibilidade, é essencial para um avanço significativo no que tange à acessibilidade no ambiente Arquivístico. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa bibliográfica onde foi feito levantamento acerca do tema Arquivologia, no que se refere aos arquivos e Acessibilidade no ambiente arquitetônico e digital. Como resultado, identificamos a necessidade da capacitação continuada para influenciar nas estruturas e recursos da demanda informacional, de modo a contemplar as pessoas com deficiência. Por fim, compreende-se que a temática deve ser cada vez mais discutida e refletida pela arquivologia em seus mais diversos níveis.
Descrição: SOUZA, E. C. de O. Arquivo acessível: uma proposta inclusiva. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24068
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erika Cristina de Oliveira Souza.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.