Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24070
Título: Uso dos cimentos Biocerâmicos como material obturador endodôntico
Autor(es): Sousa, Thayanne Stéfeny Pinheiro de
Palavras-chave: Endodontia
Restauração dentária
Materiais dentários
Data do documento: 13-Abr-2021
Resumo: Dentro do grupo dos materiais que ganhou bastante atenção no âmbito da Endodontia estão os materiais biocompatíveis e bioativos. Os biocerâmicos possuem alta durabilidade, capacidade de interação com os tecidos circundantes através de alterações interfaciais, induz o processo de reparação e regeneração tecidual e são definidos como materiais bioativos. Esse trabalho tem como objetivo promover uma revisão da literatura especializada sobre o uso dos cimentos biocerâmicos no tratamento endodôntico, elucidar suas propriedades, compreender suas vantagens e desvantagens, compará-los com cimentos endodôntico à base de materiais distintos, além de determinar seus benefícios na prática clínica endodôntica. Como metodologia foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, Medline, Scielo e Google Acadêmico para o uso de biocerâmicos na terapia endodôntica. Os descritores utilizados foram: “Restauração dentária”, “Endodontia”, “Obturação do canal radicular” e ”Silicato de cálcio”. O critério de inclusão foram artigos escritos na língua inglesa e portuguesa entre o período de 2009 a 2021, através da seleção feita foi culminado um total de 68 artigos. Desses, 45 foram selecionados por meio da leitura e averiguação dos pormenores na íntegra. Conclui-se que há benefícios dos selantes biocerâmicos na prática clínica endodôntica por apresentarem boas propriedades físico-química e biológica. Seu uso no campo da Endodontia tem crescido bastante devido sua ampla aplicabilidade clínica e podem ser utilizados em casos como: capeamento pulpar, reparos de perfurações e reabsorções radiculares, na formação de barreiras apicais e como cimentos de canais radiculares. Em comparação aos selantes convencionais apresentam resultados satisfatórios, porém há necessidade de mais estudos clínicos comparativos a longo prazo utilizando os mesmos parâmetros e metodologia para que os resultados sejam conclusivos.
Descrição: SOUSA. Thayanne Stéfeny Pinheiro de. Uso dos cimentos Biocerâmicos como material obturador endodôntico. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24070
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayanne Stéfeny Pinheiro de Sousa.pdfPDF - Thayanne Stéfeny Pinheiro de Sousa.pdf728.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de depósito62.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.