Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24080
Título: Dos palcos aos livros, O Pequeno Príncipe Preto: conto e (re) conto além da escola
Autor(es): Barbosa, Josefa Rufino
Palavras-chave: Educação étnico-racial
Letramento literário Infantil
Dramaturgia
Contos
Data do documento: 10-Jun-2021
Resumo: Com o intuito de reverter à lógica opressora, sugerimos práticas pedagógicas semelhantes às propostas pelo Teatro Experimental do Negro no sentido de vincular, na Educação Infantil, dramaturgia, literatura e cultura afro-brasileira, a partir da obra O Pequeno Príncipe Preto, coletânea contos de Rodrigo França, organizada através da transposição dos palcos aos livros, a qual permite o desenvolvimento de propostas voltadas tanto para a oralidade, considerando a ação de contar, executada com maestria pelos griots, nas sociedades africanas, quanto para o texto teatral. Assim, por meio da narrativa O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, e da releitura, de Rodrigo França, visamos propiciar uma educação étnico-racial, para adultos e crianças, realizada na escola e além dela, pois o diálogo do texto literário deve ocorrer, em primeira instância, com outro. Para tanto, evocamos o conceito de Letramento Literário a partir da sequência básica, proposta por Cosson (2009), composta por motivação, introdução, leitura e interpretação, a qual acrescentamos a avaliação, a fim de que a eficácia do trabalho realizado seja verificada. Dessa forma objetivamos a aquisição do conhecimento acerca da cultura africana e afro-brasileira, e assim promover a educação antirracista. Assim esperamos que os alunos, e, por conseguinte, os seus familiares, possam colaborar com a transformação de mentalidade em relação da pessoa negra.
Descrição: BARBOSA, J. R. Dos palcos aos livros, O Pequeno Príncipe Preto: conto e (re) conto além da escola. 2021. 61f. Monografia (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24081
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias
III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josefa Rufino Barbosa.pdfPDF - Josefa Rufino Barbosa512.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito141.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.