Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Jessica Roberta Rufo Sales | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-18T16:35:21Z | - |
dc.date.available | 2021-07-18T16:35:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 028 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24084 | - |
dc.description | SALES, J. R. R. A representatividade negra nos livros de literatura infantil: O cabelo de Lelê. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) da especialização em Educação Étnico racial na Educação Infantil tem por objetivo central realizar uma análise critico-reflexiva do livro ―O cabelo de Lelê‖ de autoria de Valeria Belém e ilustrações de Adriana Mendonça, buscando compreender de que maneira a Literatura Infantil contribui na formação da identidade da criança negra a partir da representatividade da personagem negra nas histórias infantis para a primeira infância. Buscando refletir sobre a importância da representatividade na Literatura infantil para a criança negra com mediação docente no processo educacional. Assim sendo, a pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, pois está debruçada sobre questões que não podem simplesmente ser mensurada, para tanto, foi adotado o tipo bibliográfico exploratório, com a finalidade de compreender de que maneira a Literatura Infantil contribui na formação da identidade da criança negra a partir da representatividade da personagem negra nas histórias infantis para a primeira infância. A pesquisa está fundamentada, principalmente, nas teorias de Dionizio (2010), Munanga (2011), Gomes (2012) dentre outros, que colaboraram para a conclusão que desde cedo à criança convive com preconceitos, racismo e que o uso da Literatura infantil em sala, pode auxiliar na construção de sua identidade e desconstrução dos estereótipos produzidos pelas pessoas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ivonildes da Silva Fonseca | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.title | A representatividade negra nos livros de literatura infantil: O cabelo de Lelê | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf | PDF - Jessica Roberta Rufo Sales | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC (2).pdf | Termo de depósito | 146.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.