Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24087
Título: Matando borboletas: crianças atingidas pelo Regime Civil-Militar no Brasil (1968-1974)
Autor(es): Barbosa, Liliane Silva
Palavras-chave: Ditadura Civil-Militar
Infância
Memória
Tortura
Data do documento: 4-Jun-2021
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar como as vidas de meninos e meninas foram violentamente afetadas durante o Regime Civil-Militar entre 1968-1974, refletindo sobre como se deram as apropriações dos corpos infantis pelo Estado. A complexidade desse período sombrio da história brasileira, que teve como principais armas de dominação a perseguição e a censura à muitos grupos sociais, não atingiu apenas as pessoas que lutavam contra a ditadura. As crianças também foram atingidas de maneira vil e, algumas delas, tiveram suas vidas ceifadas ou mutiladas através de diversos tipos de práticas ilegais, mas usuais pelo então governo: prisão, tortura, desterro, estupro, aborto e mortes eram colocados à época, tendo em vista uma lista de violências tão longa quanto chocante. Portanto, este trabalho também cumpre o seu papel no campo historiográfico, ao pesquisar sobre um passado doloroso e vergonhoso da história do Brasil. Metodologicamente, fizemos cruzamento de diversas fontes historiográficas (impressas e digitais). O presente artigo utiliza como aporte teórico-metodológico: Pesavento (2003) que pensa as sensibilidades enquanto método de investigação da história, debruçando sobre outros objetos de estudo, temas e fontes, Todorov (2000) e Pierre Nora (1981) que dialogam sobre a importância da memória e ao dever dessa memória social, compreendendo que a sociedade necessita do resgate desta para ancorar as lembranças, além de outras fontes historiográficas como: Elio Gaspari (2002) e Marcos Napolitano (2015).
Descrição: BARBOSA, L. S. Matando borboletas: crianças atingidas pelo Regime Civil-Militar no Brasil (1968-1974). 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24087
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Liliane Silva Barbosa.pdfPDF - Liliane Silva Barbosa639.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito Liliane Silva Barbosa.pdfTermo de Deposito Liliane Silva Barbosa163.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.