Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24093
Título: Orientações para a gestão de documentos: proposta de um manual de gestão de documentos para o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba - DER/PB
Autor(es): Silva, Maria da Conceição Emílio da
Palavras-chave: Gestão de documentos
Diagnóstico arquivístico
Ações educativas
Manual de gestão de documentos
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: Entende-se que a Gestão Documental é pertinente na gerência do ciclo de vida dos documentos, na tomada de decisões assertivas, reduzindo a burocracia, aumentando a produtividade e otimizando o acesso e uso da informação. Por sua vez, as Ações Educativas oportunizam um acesso ao patrimônio documental contribuindo no desenvolvimento das potencialidades dos usuários internos ao lidarem com o acervo no Arquivo. Em vista disso, percebeu-se a importância de criar um Manual com orientações dos aspectos teóricos e práticos da Arquivologia visto que o mesmo auxiliará os usuários de arquivo da instituição a procederem apropriadamente, competente e informacionalmente com o acervo documental. Sendo assim, a pesquisa objetivou-se propor um manual de gestão de documentos para o Arquivo Geral do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba. Sabese que para preservar a memória institucional de uma empresa pública ou privada é necessário estabelecer um composto de técnicas que garantem a disposição e preservação dos arquivos. A metodologia utilizada se deu em caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa tendo como lócus o Arquivo Geral do DER/PB. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação por meio do Diagnóstico Arquivístico. Conclui-se que o desenvolvimento e disponibilização do manual cumprirá a sua meta como instrumento facilitador do funcionamento na organização e preservação da documentação no Arquivo.
Descrição: SILVA, M. da C. E. da. Orientações para a gestão de documentos: proposta de um manual de gestão de documentos para o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba - DER/PB. 2019. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24093
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Conceição Emílio da Silva.pdf5.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.