Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24097
Título: A importância da inserção da disciplina de Libras nos cursos de Arquivologia: uma questão de acessibilidade
Autor(es): Souza, Aline Cristina de Oliveira
Palavras-chave: Cursos de Arquivologia
Disciplina de Libras
Acessibilidade em Libras
Inclusão social
Data do documento: 11-Fev-2019
Resumo: O conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) proporciona ao arquivista a comunicação necessária ao atendimento aos usuários surdos, sendo esta não apenas uma questão de comunicação, mas de inclusão. Por este motivo se faz necessária a inserção da Libras nas universidades, em especial, nos cursos de Arquivologia no Brasil. Posto isto, esta pesquisa tem por objetivo geral discutir a importância da inserção da disciplina de Libras nos cursos de arquivologia, como uma questão de acessibilidade. Enquanto objetivos específicos nos propusemos a analisar os planos pedagógicos dos cursos de bacharelado em arquivologia, identificar quais possuem a disciplina de Libras, e ressaltar a importância deste disciplina no curso, de modo que os futuros arquivistas estejam aptos à promover o acesso à informação com autonomia e independência por parte dos usuários surdos. A metodologia utilizada tem por base uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, onde utilizamos questionários aplicados aos alunos do componente curricular Libras da universidade Estadual da Paraíba, campus V (UEPB). Os resultados obtidos ressaltam a importância da inserção da disciplina Libras para os alunos graduandos em arquivologia onde se destacou a necessidade da aquisição da Libras para qualificação profissional e social de futuros arquivistas. O arquivista ao concluir o curso possuirá o conhecimento básico sobre a Libras favorecendo o acesso a informação e aos documentos de arquivo, privilegiando a condição sócio-linguistica destes. Por fim, salienta-se que muitos são os benefícios de se aprender uma outra língua, no que tange a Libras, os arquivistas poderão tornar-se profissionais bilíngües e que desenvolvem práticas inclusivas, afinal, a inserção da disciplina de Libras é uma questão de acessibilidade e inclusão.
Descrição: SOUZA, A. C. de O. A importância da inserção da disciplina de Libras nos cursos de Arquivologia: uma questão de acessibilidade. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24097
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Cristina de Oliveira Souza.pdf864.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.