Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24108
Título: Caracterização do acesso à água no Município de Itatuba - PB: as políticas de recursos hídricos e a dicotomia urbano-rural
Autor(es): Leite, Andréa Ferreira
Palavras-chave: Acesso à água
Semiárido paraibano
Dicotomia urbano-rural
Data do documento: 14-Jul-2021
Resumo: A distribuição irregular da água no planeta promove desigualdades e conflitos no seu acesso. No Brasil, a região semiárida concentra os maiores problemas relacionados à água. Nesse contexto, as disparidades urbano e rural evidenciam a complexidade que envolve o acesso a esse recurso essencial à sobrevivência. Esse estudo buscou realizar a caracterização das formas de acesso à água em um município do Semiárido paraibano. As questões discutidas aqui estão relacionadas aos aspectos humanos, sobretudo na investigação e análise das desigualdades de acesso à água. O principal objetivo foi caracterizar como é realizado o acesso à água nos meios urbano e rural do município de Itatuba, no Agreste da Paraíba. A pesquisa foi norteada sob duas perspectivas: a primeira, social, compreendendo as formas de acesso à água pela população, e, numa perspectiva política, através do levantamento das políticas públicas de gestão das águas implantadas na região. A tipologia dessa pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa. Os dados para realização do estudo foram constituídos através de pesquisa bibliográfica sobre o tema, para embasamento de conceitos essenciais até legislações vinculadas à gestão da água; e, o levantamento documental de dados disponibilizados por órgãos ligados à gestão desse recurso. Os resultados estão apresentados em três subcapítulos: as políticas da água no Semiárido; a disponibilidade hídrica do município de Itatuba; e, as modalidades de acesso à água, nos meios urbano e rural. A análise dos resultados indica acentuadas diferenças entre a zonas urbana e zona rural quanto ao acesso à água, evidenciando assim uma abordagem dicotômica desses espaços. A zona rural de Itatuba possui condições muito precárias de infraestrutura hídrica quando comparada a zona urbana, revelando assim um desequilíbrio entre os investimentos públicos realizados no município. Essa configuração aponta que as desigualdades no acesso à água entre zona urbana e rural podem sinalizar a construção de dois espaços com aspectos sociais, políticos e econômicos totalmente distintos em um mesmo município.
Descrição: LEITE, A. F. Caracterização do acesso à água no município de Itatuba - PB: as políticas de recursos hídricos e a dicotomia urbano-rural. 2021. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24108
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Ferreira Leite.pdfPDF - Andréa Ferreira Leite920.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito155.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.