Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24109
Título: Avaliação dos impactos ambientais no entorno do açude Padre Ibiapina em Princesa Isabel-PB
Autor(es): Silva, Dalva Damiana Estevam da
Palavras-chave: Impactos ambientais
Atividades antrópicas
Preservação ambiental
Expansão urbana
Data do documento: 15-Jun-2021
Resumo: As atividades antrópicas têm gerado inúmeros impactos ambientais, principalmente nos recursos hídricos, gerando poluição da água, tornando-a inapropriada para os diversos usos. Neste contexto, o objetivo desse trabalho é avaliar os impactos ambientais no entorno do açude Padre Ibiapina em Princesa Isabel-PB. A metodologia adotada foi o Protocolo de Avaliação Rápida de Rios – PAR também conhecida como Metodologia Macroscópica que visa verificar o grau de preservação de nascentes, sendo adaptada e aplicada no entorno do açude Padre Ibiapina. Foram adotados 4 pontos distintos no manancial que possibilitou a avaliação do índice de conservação, sendo classificados em razoável (C), ruim (D) e péssimo (E) de acordo com os parâmetros identificados em campo. Os resultados analisados evidenciaram que a maioria dos pontos/trechos encontra-se degradados, com resíduos sólidos, efluentes domésticos, utilização por humanos e animais, proximidade com residências e falta de proteção das margens. Portanto, as atividades antrópicas (agricultura, pecuária, expansão urbana) aliadas à falta de políticas públicas eficazes fragilizam o reservatório reduzindo sua capacidade de armazenamento.
Descrição: SILVA, D. D. E. da. Avaliação dos impactos ambientais no entorno do açude Padre Ibiapina em Princesa Isabel-PB. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24109
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dalva Damiana Estevam da Silva.pdfPDF - Dalva Damiana Estevam da Silva2.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito242.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.