Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24117
Título: Dos contos de fadas aos contos sem fadas: Cinderela e Chico Rei & Joãozinho e Maria por uma educação antirracista
Autor(es): Silva, Jaqueline Ambrósio da
Palavras-chave: Adaptações
Educação antirracista
Literatura afro-brasileira
Letramento literário
Data do documento: 30-Jun-2021
Resumo: Resumo do TCC: O presente trabalho tem como objetivo analisar duas adaptações de contos de fadas clássicos, a saber: Cinderela e Chico rei e Joaozinho e Maria, ambos adaptados por Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, assim como ilustrados por Walter Lara. A fim de conhecer a literatura infantil afro-brasileira, na perspectiva defendida por Duarte (2010), compreender sua relevância e refletir sobre os desafios da sua inserção no currículo e na prática em sala de aula, dedicamo-nos a essa pesquisa, a qual permite verificar o potencial das referidas obras para a efetivação da Lei 10.639/03, assim como oportunizam aos professores repensar sobre as estratégias de intervenção pedagógica, capazes de propiciar uma educação antirracista. Assim, almejamos contribuir com a reflexão e a ação docente, no sentido de motivar o trabalho com narrativas que revertem a lógica opressora, como as supracitadas. Por meio da sequência básica, para o letramento literário, proposta por Cosson (2014) visamos contemplar à diversidade, para que a escola, instituição que reproduziu, historicamente, o eurocentrismo possa ser uma alida para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Descrição: SILVA, J. A. da. Dos contos de fadas aos contos sem fadas: Cinderela e Chico Rei & Joãozinho e Maria por uma educação antirracista. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24117
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaqueline Ambrósio da SilvaPDF - Jaqueline Ambrósio da Silva1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito64.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.