Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24118
Título: O currículo e a educação escolar quilombola: uma análise do projeto político-pedagógico da Escola Firmo Santino em Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PB
Autor(es): Gomes, Érica Monale da Silva
Palavras-chave: Educação escolar quilombola
Projeto Político-Pedagógico
Ensino fundamental I
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que reflete a identidade de uma escola, definindo sua perspectiva política, filosófica e social. Desse modo, constitui-se como um instrumento base para a definição das organizações curriculares. No contexto da Educação Escolar Quilombola, o Projeto Político-Pedagógico, traduz-se enquanto uma ferramenta visceral, uma vez que demarca os modos e formas de educar, que devem ser elaborados de forma coletiva e contemplar as relações tradicionais e dinâmicas culturais próprias das comunidades quilombolas. Diante dessas considerações, buscamos através do Projeto Político-Pedagógico, da Escola Firmo Santino da Silva, perceber como o mesmo perfaz o debate sobre a questão étnico-racial, se prevê a inclusão de conteúdos adequados à realidade sociocultural da comunidade e como isso contribui na construção de um currículo com práticas inclusivas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, temos como objetivo geral analisar se as propostas e práticas curriculares da Escola Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande - PB, através do Projeto Político-Pedagógico estão embasadas no contexto das políticas educacionais para a Educação Escolar Quilombola. A fundamentação teórica baseou-se nas discussões acerca das políticas educacionais para a diversidade e educação escolar quilombola em Candau e Oliveira (2010) e Oliveira (2013), sobre Projeto Político-Pedagógico em Fonseca e Cavalcante (2020) e Santos e Souza (2015), e no que diz respeito a uma educação para as relações étnico-raciais em Gomes (2003), Munanga (2005) e Almeida (2007). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental, na qual temos como corpus de pesquisa a análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos. Com essa pesquisa, observou-se que o PPP da Escola Firmo Santino da Silva, prevê um modelo educacional diferenciado, que contempla o repertório afro-brasileiro presente na comunidade, se constituindo como um elemento crucial, para a construção de um currículo com práticas educativas inclusivas, que seja pensado a partir das vozes e para as vozes dos sujeitos quilombolas, e que promova o fortalecimento da identidade étnico-racial dos/as alunos/as nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Descrição: GOMES, É. M. da S. O currículo e a educação escolar quilombola: uma análise do projeto político-pedagógico da Escola Firmo Santino em Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PB. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24118
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica Monale da Silva GomesPDF - Érica Monale da Silva Gomes975.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito322.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.