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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24121
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Marcela Marinho de | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-23T20:33:12Z | - |
dc.date.available | 2021-07-23T20:33:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24121 | - |
dc.description | OLIVEIRA, M. M. de. A educação étnico-racial nas práticas e experiências de professores(as) da educação infantil para o enfrentamento do preconceito racial. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a Educação Étnico-Racial nas práticas e experiências de professores(as) da Educação Infantil para o enfrentamento do preconceito racial. Consiste na síntese de uma pesquisa realizada com quatro professoras atuantes na educação infantil a fim de responder a seguinte questão: Como as práticas e as experiências de professores (as) da Educação Infantil são desenvolvidas numa perspectiva de Educação Étnico-Racial visando contribuir para o enfrentamento do preconceito racial na escola? A pesquisa é de cunho qualitativo e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista estruturada. Para a análise dos dados adotamos a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Como fundamentação teórica utilizamos as ideias de autores como: Cavalleiro (2000) e (2006), Gomes (2012), Lopes (2005), Munanga (2005), Santana (2006) e outros. Com base nos dados coletados, pode-se concluir que os(as) professores(as) vêm fazendo sua parte na aplicação da Lei Nº 10.639/03 em suas salas de aulas, embora muitas vezes não atenda à coletividade e/ou a interdisciplinaridade necessária para termos resultados e mudanças cada vez mais significativas em virtude das circunstâncias em que os sistemas de ensino abordam a temática racial. Compreendemos também que os estudos e as discussões ofertadas na formação inicial do(a) pedagogo(a), são fundamentais para que esses profissionais possam intervir pedagogicamente diante da reprodução de preconceitos raciais na educação infantil. Portanto, conclui-se que esta pesquisa não foi esgotada e ainda se faz necessário o desenvolvimento de estudos e discussões sobre a Lei Nº 10.639/03 que venham a contribuir com o enfrentamento do preconceito racial na educação infantil, espaço privilegiado para promover a eliminação de qualquer forma de preconceito, racismo e discriminação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Preconceito racial | pt_BR |
dc.title | A educação étnico-racial nas práticas e experiências de professores(as) da educação infantil para o enfrentamento do preconceito racial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
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