Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24122
Título: O uso de metodologias ativas na abordagem da saúde mental e da sexualidade com crianças e adolescentes
Autor(es): Oliveira, Cínthia Valleska Aranha de
Palavras-chave: Enfermagem
Educação em Saúde
Saúde Mental
Sexualidade
Data do documento: 30-Jun-2020
Resumo: Introdução: O Programa Saúde na Escola é uma ação da Atenção Básica e apresenta como objetivo a prevenção, promoção e atenção à saúde. Neste cenário, surge a importância de observar o impacto das ações de educação em saúde no público infanto-juvenil, por meio de metodologias ativas e do uso de tecnologias leves e leve-duras na construção da relação profissional-estudante. Logo, o objetivo deste estudo é relatar a experiência de acadêmicas do curso de Bacharelado em Enfermagem na prática de ações educativas com uso de metodologias ativas, na abordagem temática da saúde mental e sexualidade para crianças e adolescentes, no cenário Programa Saúde na Escola. Métodos: Estudo descritivo, de origem qualitativa, do tipo relato de experiência, fundamentado a partir da vivência de acadêmicas de enfermagem na prática de ações de educação em saúde durante o estágio supervisionado na Rede de Atenção Primária a Saúde, em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande (PB), no período de setembro a novembro de 2019, para alunos da instituição escolar com faixa etária de 10 a 15 anos de idade. Por ser um estudo qualitativo pautado em ações pontuais, utilizaram-se registros fotográficos e escritos das atividades realizadas como instrumentos de coleta de dados. As informações foram tratadas por meio do método de análise temática do conteúdo, seguindo o processo de leitura inicial, categorização do material, tratamento e interpretação dos resultados. Resultados: O estudo destacou o impacto que as ações geraram nos alunos, a criação de vínculo, a mudança de comportamento dos estudantes, a interação e participação destes e a busca de ações para melhoria nos cenários encontrados. Conclusões: o presente estudo é relevante, visto que apresenta o delineamento da educação em saúde, os fatores positivos e negativos encontradas nas ações, a importância do uso de metodologias ativas por meio das tecnologias do cuidado e educativas e propostas de mecanismos eficientes na promoção da saúde, a qual é foco e desafio do SUS.
Descrição: OLIVEIRA, C. V. A. de. O uso de metodologias ativas na abordagem da saúde mental e da sexualidade com crianças e adolescentes. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24122
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cínthia Valleska Aranha de OliveiraPDF - Cínthia Valleska Aranha de Oliveira1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito700.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.