Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24128
Título: Fatores desencadeantes de estresse em enfermeiros de serviços de urgência e emergência: uma revisão integrativa.
Autor(es): Araujo, Valdeci Guimarães
Palavras-chave: Enfermagem
Estresse psicológico
Estresse ocupacional
Data do documento: 20-Nov-2020
Resumo: Objetivou-se analisar a produção técnico-cientifica sobre os fatores desencadeantes de estresse de enfermeiros na urgência e emergência. Foi adotado o método de revisão integrativa, a pesquisa foi realizada no mês de outubro de 2019. Os dados foram coletados nas seguintes bases de dados: a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Biblioteca Regional de Medicina. Foram elegíveis para amostra final um total de 13 artigos. Após leitura total dos artigos, procedeu-se uma análise descritiva dos dados. Foi constatado que os maiores achados se encontram na base de dados Scielo, seguida da LILACS. No que se refere a abordagem e ano, foi visto que a maioria é quantitativa (n=8) e a partir do ano de 2009. Os principais estressores ocupacionais descritos nos artigos selecionados na pesquisa foram: limiar de vida-morte, sobrecarga, pouco reconhecimento e relações interpessoais conflituosas. Logo, é visto que o ambiente de trabalho pode ser um gatilho para o estresse de enfermeiros, que na presente pesquisa, que atuam na urgência e emergência.
Descrição: ARAUJO, Valdeci Guimarães. Fatores desencadeantes de estresse em enfermeiros de serviços de urgência e emergência: uma revisão integrativa. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24128
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdeci Guimarães Araujo.pdfPDF - Valdeci Guimarães Araujo416.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito592.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.