Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24134
Título: Relação entre ansiedade e comportamento alimentar: um estudo de revisão narrativa da literatura.
Autor(es): Vasconcelos, Soraya Figueredo Brilhante
Palavras-chave: Ansiedade
Comportamento alimentar
Estado emocional
Transtornos alimentares
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O estudo em questão analisa a relação da ansiedade com o comportam, através de uma revisão narrativa da literatura. Observou -se que este comportamento é determinado por vários fatores externos e internos, entre eles socioeconômicos, culturais, exemplos parentais, fatores psicológicos (Ansiedade, depressão). Destaca-se, portanto, que os estados emocionais, em especial a ansiedade, apresentam uma forte correlação com a alteração do consumo dietéticomo um mecanismo compensatório para aliviar os sintomas estressores desencadeados por esse estado. Essas alterações ou perturbações alimentares são representadas pelos transtornos alimentares, tais como compulsão alimentar, anorexia e bulimia, incluindo obesidade/sobrepeso. Em geral, os transtornos alimentares são consequências dos hábitos alimentares inadequados, bem como devido às questões emocionais e psíquicas das pessoas. Contudo, há possiblidades de controlar os efeitos da ansiedade sobre o comportamento alimentar por meio do tratamento multidisciplinar, que pode ser realizado através de grupos com enfoque psicoeducativo. A literatura aponta a aplicação de técnicas da terapia cognitiva comportamental, além do aconselhamento dietético com o propósito de envolver as pessoas na busca de estratégias eficazes e individualizadas.
Descrição: VASCONCELOS, Soraya F. B. Relação entre ansiedade e comportamento alimentar:um estudo de revisão narrativa da literatura. 2020. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24134
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Soraya Figueredo Brilhante VasconcelosPDF-Soraya Figueredo Brilhante Vasconcelos320.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito623.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.