Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24138
Título: Programas de exercícios para prevenção de quedas em idosos com osteoartrose: uma revisão integrativa
Autor(es): Araújo, Déborah Alves
Palavras-chave: Osteartrose
Quedas
Equilíbrio
Idosos
Data do documento: 23-Nov-2020
Resumo: A osteartrose é uma doença muito comum, lentamente progressiva, afetando o indivíduo a partir da meia-idade e atingindo principalmente articulações que suportam peso. Objetivo: Identificar a eficácia de programas de exercício físico na prevenção de quedas em idosos com osteoartrose. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que aconteceu entre Maio e Setembro de 2020, onde realizou-se uma busca de artigos nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Cochrane, Medline, PubMed e Science Direct; com recorte temporal de estudos dos últimos dez anos (2010-2020). Resultados: A partir da busca realizada, foram encontrados 317 artigos, destes incialmente foram excluídos 283 resultados, sendo 256 por serem duplicações e 27 por abordarem temáticas que não estavam dentro da área de abrangência do tema desta revisão. Ao final de toda análise foram selecionados 10 artigos para compor esta revisão. Conclusão: Pode-se verificar que, em geral, os estudos presentes nesta revisão demonstraram grande eficiência quanto ao uso da Cinesioterapia, em especial os exercícios de força, na prevenção de quedas em idosos com osteoartrose.
Descrição: ARAÚJO, Déborah Alves. Programas de Exercícios para prevenção de quedas em idosos com osteoartrose: Uma revisão integrativa. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24138
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Déborah Alves AraújoPDF - Déborah Alves Araújo446.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito70.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.