Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24140
Título: Análise screening de cremes capilares com relação à concentração de formol utilizando um espectrômetro NIR portátil
Autor(es): Pereira, Cecilia Ximenes
Palavras-chave: Alisamento capilar
Espectroscopia
Química analítica
Quimiometria
Data do documento: 13-Nov-2020
Resumo: A padronização da beleza em relação à estética capilar, faz do alisamento de cabelos um serviço muito requisitado em salões de beleza. No entanto, essa prática pode levar a sérios danos à saúde, caso o produto utilizado contenha formol em concentração superior a recomendada pela legislação (0,2% m\m). Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um método simples e confiável baseado em um espectrômetro NIR portátil para distinguir entre formulações capilares seguras das que estão fora das especificações em relação à concentração de formol. Para isso, um conjunto de 83 amostras, composto por 30 amostras de creme puro, 15 amostras com concentração acima da permitida e 38 amostras com concentração abaixo da permitida foram analisadas. Os espectros faram registrados utilizando um espectrômetro NIR portátil. Foram desenvolvidos métodos de reconhecimento de padrões. A partir do método exploratório de análise em componentes principais (PCA) não foi possível perceber os agrupamentos naturais entre as amostras. Já o modelo de reconhecimento de padrões construído, PLSDA, mostrou uma taxa de 89,57% de acerto na etapa de treinamento e 93,18% na etapa de teste. Mostrando a possibilidade de uso do espectrômetro NIR portátil para analises de fiscalização quanto a concentração de formol em cremes capilares de maneira rápida.
Descrição: PEREIRA, Cecília Ximenes. Análise screening de cremes capilares com relação à concentração de formol utilizando um espectrômetro NIR portátil.2020.38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24140
ISSN: CDD 543
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cecilia Ximenes Pereira.pdfPDF - Cecilia Ximenes Pereira.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito78.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.