Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24141
Título: Práticas de leitura étnico-racial na escola pública: um olhar sobre as aulas no ensino fundamental
Autor(es): Malaquias, Romana Ana Maria Andrade
Palavras-chave: Literatura infantil
Leitura étnico-racial
Cultura negra
Data do documento: 22-Jun-2021
Resumo: Em 2003 foi sancionada a Lei nº 10.539 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da “História e da Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial de todo o país, esse fato destaca-se como uma vitória do movimento negro que sempre buscou seus direitos e reconhecimento no contexto da educação. O objetivo geral deste trabalho é analisar como estão sendo desenvolvidas as práticas de leitura na sala de aula, com livros infantis que abordem a temática da cultura negra. Dentre as propostas desta lei, destacamos o enfoque sobre a questão da literatura negra dentro do processo educacional. Neste estudo foram utilizadas literaturas de diversos autores, como Weber (1974), Abramovich (1995), Munanga (2006), Karnal (2007), Almeida (2019), dentre outros. Para elucidar os questionamentos propostos, a pesquisa teve um caráter qualitativo com utilização de entrevistas e os apontamentos de Bardin (2011) no tratamento dos dados obtidos. Foi identificado que a escola é um lugar que promove formas de preconceito, porém, também é nela que se deve combatê-las. Diante desse fato, tem-se nos professores e professoras os agentes essenciais para uma transformação tão necessária, com isso, ressaltamos que a educação deve prover os meios e os instrumentos para que os profissionais combatam essas formas de discriminação, ainda foi percebido que, a literatura infantil tem uma grande importância nesse processo.
Descrição: MALAQUIAS, R. A. M. A. Práticas de leitura étnico-racial na escola pública: um olhar sobre as aulas no ensino fundamental. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24141
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romana Ana Maria Andrade MalaquiasPDF - Romana Ana Maria Andrade Malaquias405.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito75.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.