Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24143
Título: Repensando a prática e a formação docente no contexto do ensino remoto de Geografia: desafios, possibilidades e limites
Autor(es): Neto Rodrigues, Luiz Guilherme Vieira
Palavras-chave: Prática docente
Estágio supervisionado
Ensino de Geografia
Data do documento: 6-Jul-2021
Resumo: O presente trabalho resulta das atividades realizadas no Componente Curricular Estágio Supervisionado I, ofertado pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, no período acadêmico 2020.1. O estágio foi desenvolvido em duas etapas concomitantes: o primeiro momento pautou-se em discussões de cunho teórico-metodológico referentes à prática de ensino em Geografia no contexto do estágio supervisionado; e, o segundo momento, em atividades desenvolvidas na escola campo de estágio. Desta forma, o objetivo central estabelecido consistiu-se em compreender os contextos da prática e da formação docente diante de um cenário permeado por desafios, possibilidades e limites, o ensino remoto. Para isto, tomou-se como referência as atividades reflexivas e formativas inerentes a realização do estágio e a experiência profissional construída em torno da atuação docente na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ministro Alcides Carneiro, em Livramento-PB. O Estágio Supervisionado I é um Componente destinado a observação, sendo este um momento importante que fornece o contato direto com a realidade escolar, bem como a possibilidade para a elaboração de projetos de intervenção. Pautando-se na observação do exercício docente executado, construiu-se uma ação e uma reflexão, cujo cerne encontra-se na necessidade de repensar a própria prática docente e o estágio enquanto espaço formativo docente. Em relação a metodologia, o trabalho parte da perspectiva dialética, que consubstanciou uma análise referendada no movimento das contradições que fazem da realidade a soma de uma totalidade que se particulariza a cada contexto. No limiar da abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. No que se refere aos resultados alcançados, pode-se dizer que, apesar das adversidades que entornam o processo de ensino-aprendizagem remoto em Geografia, a realização do estágio neste cenário é importante para a reflexão acerca dos novos contextos postos para a atuação do professor, o que permite o aprimoramento da prática e a sua ressignificação a partir de um olhar crítico e colaborativo sobre as ações desenvolvidas.
Descrição: NETO RODRIGUES, L. G. V. Repensando a prática e a formação docente no contexto do ensino remoto de Geografia: desafios, possibilidades e limites. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24143
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Guilherme Vieira Neto Rodrigues.pdfPDF - Luiz Guilherme Vieira Neto Rodrigues263.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito298.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.