Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24145
Título: Reabilitação cirúrgica com implantes guiados: uma revisão de literatura
Autor(es): Cavalcante, Renato Abrantes
Palavras-chave: Cirurgia
Odontologia
Implante dentário
Data do documento: 30-Jun-2021
Resumo: Introdução: A reabilitação oral por implantes torna-se cada vez mais a principal alternativa para repor elementos dentários perdidos e, com o passar dos anos, esta técnica vem sendo atualizada e aperfeiçoada. Devido ao avanço tecnológico na área de obtenções de imagens, softwares e sistemas de impressões tridimensionais, a cirurgia guiada surge como uma técnica promissora. Este procedimento consiste na fabricação de um modelo de estudo através de exames de imagens do paciente que serão transferidos para um software, o qual possibilita a realização de um planejamento cirúrgico e protético de acordo com cada caso. Objetivo: O trabalho tem por intuito realizar uma revisão da literatura acerca da cirurgia guiada para instalação de implantes dentários, abordando o planejamento e passo a passo cirúrgico, enfatizando as suas vantagens e desvantagens. Metodologia: O trabalho é constituído por uma revista da literatura através de artigos em base de dados PubMed/MedLine e Lilacs, publicados no período entre 2011 a 2021, sendo selecionados a partir de critérios de inclusão e exclusão, além de livros de base literária sobre o assunto. Resultados e discussões: A amostra final foi composta por 23 estudos, os quais mostram que a cirurgia guiada traz diversos benefícios por permitir a execução fiel do planejamento orientando o posicionamento do implante, tanto quanto a localização e profundidade de inserção, diminuindo, assim, etapas clínicas no momento cirúrgico. Porém, também possui algumas desvantagens como custo elevado e erros de softwares que podem afetar o resultado final. Conclusão: A técnica de cirurgia guiada é relativamente nova e já se mostra consolidada na literatura com suas inúmeras vantagens por ser mais rápida e eficaz, mostrando ser uma técnica propícia para estar cada vez mais nos consultórios. Entretanto ainda existem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração.
Descrição: CAVALCANTE, Renato Abrantes. Reabilitação cirúrgica com implantes guiados: uma revisão de literatura. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24145
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Abrantes Cavalcante.pdfPDF - Renato Abrantes Cavalcante.523.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo de Depósito79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.