Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24146
Título: Expansor com HYRAX, HAAS e MARPE: estudo comparativo
Autor(es): Pimentel, Alêssa Cristielle Santos
Palavras-chave: Odontologia
Ortodontia
Implantes dentários
Data do documento: 1-Jul-2021
Resumo: Atresia maxilar é uma alteração encontrada na região craniofacial que gera consequências funcionais e estéticas, acarretando diversas disfunções. A expansão rápida da maxila é o tratamento consolidado para a discrepância transversal, pois aumenta o perímetro do arco pelo rompimento da sutura mediana palatina, e é indicada para pacientes em crescimento, quando as alterações transversais são corrigidas sem a necessidade de cirurgia. Os aparelhos do tipo Hyrax ou do tipo Haas são aparelhos utilizados para esta expansão, com abrangente uso na prática ortodôntica. Contudo, buscando resultados de expansão rápida da maxila em pacientes jovens adultos, surgiu o MARPE (Miniscrew-assisted rapid palatal expander) que se utiliza de miniimplantes como ancoragem esquelética, possibilitando realizar tal procedimento em pacientes pós crescimento. O objetivo desse estudo foi verificar, com base na literatura, as principais diferenças entre os disjuntores tipo Hyrax, Haas e MARPE, apresentando benefícios, indicações, contraindicações, vantagens e desvantagens de cada tipo de disjuntor. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados: PubMed, Scielo e LILACS no período de 2010 a 2021, utilizando as palavras-chave: Expansor de maxila, ortodontia e odontologia, assim como seus correspondentes em inglês. Foram encontrados 126 artigos, dos quais 20 foram selecionados depois de processos de seleção. De acordo com os resultados obtidos nos artigos, foi possível concluir que, apesar de seu grande uso na prática ortodôntica, disjuntores tipo Hyrax e Haas podem produzir efeitos indesejáveis em pacientes pós crescimento, devido à sua ancoragem ser dentossuportada e dentomucossuportada. Com isso, MARPE surgiu como opção de tratamento para expansão maxilar em pacientes jovens adultos, visto que nesses pacientes o tratamento seria estritamente cirúrgico. O tratamento com miniimplantes demonstrou bons resultados, como menos inclinação dentária, menos perda alveolar vertical e expansão maxilar mais paralela.
Descrição: PIMENTEL, Alêssa Cristielle Santos. Expansão maxilar com Hyrax, Haas e MARPE: Estudo comparativo. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24146
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alêssa Cristielle Santos Pimentel.pdfPDF - Alêssa Cristielle Santos Pimentel396.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfTermo_de_Deposito_TCC74.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.