Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24153
Título: Representatividade e quebra de estereótipos na educação infantil através do cinema: histórias das princesas Tiana e Moana
Autor(es): Aguiar, Ewerton Marinho de
Palavras-chave: Educação étnico-racial
Filmes
Tiana
Moana
Data do documento: 2021
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como os filmes A princesa e o sapo (2009) e Moana: um mar de aventuras (2016) produzidos pela Walt Disney Company, podem contribuir para o trabalho com questões étnicos-raciais no que diz respeito à representatividade e a quebra de estereótipos da criança negra. Partindo desse pressuposto inicialmente realizamos uma contextualização dos dois filmes de maneira que os pontos principais das animações pudessem ser expostos e compreendidos. Por conseguinte, propusemos como esses filmes podem fazer parte do processo de ensino e aprendizagem com subsídio na Lei 10.639 de janeiro de 2003, a qual estabelece o ensino da história da África e dos povos afro-brasileiros e africanos. Esses filmes podem ser recursos audiovisuais que trazidos para a sala de aula podem contribuir para uma abordagem das relações étnico-raciais de maneira a garantir a promoção do respeito e da valorização da pessoa negra enquanto sujeito histórico que de maneira ativa participou da formação da cultura brasileira.
Descrição: AGUIAR, E. M. de. Representatividade e quebra de estereótipos na educação infantil através do cinema: histórias das princesas Tiana e Moana. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24153
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ewerton Marinho de AguiarPDF - Ewerton Marinho de Aguiar1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito59.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.