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dc.contributor.authorLima, Rayris Ketle dos Santos-
dc.date.accessioned2021-07-29T19:50:10Z-
dc.date.available2021-07-29T19:50:10Z-
dc.date.issued2021-06-23-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24154-
dc.descriptionLIMA, R. K. dos S. A/O Professora/o da Educação Infantil e o enfrentamento dos estigmas, estereótipos e preconceitos raciais. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral analisar a formação dos/as professores/as da educação infantil de instituições de ensino localizadas no município de Mari/PB - Zona Rural, na lida com os estereótipos, estigmas e preconceitos raciais. Tendo como objetivos específicos identificar no processo de construção da identidade docente os limites do trabalho pedagógico, as perspectivas e o alcance das propostas voltadas a educação étnico-racial, elencar os elementos importantes da formação da identidade étnico-racial das crianças participantes e apontar os desafios enfrentados no fazer pedagógico dos docentes. Enquanto fundamentação teórica foi considerada as produções de vários autores, com destaque para os seguintes: FREIRE, 1979-1996, CAJAL, 2001, CAVALLEIRO, 2006 e FERREIRA, 2008. Devido à intenção de ouvir os sujeitos da pesquisa em seu contexto a pesquisa se define como qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a análise diagnóstica feita com o uso de questionários previamente elaborado e disponibilizado aos professores da educação infantil e a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições campo de investigação. Durante a pesquisa identificou-se uma educação fragilizada, que muitas das vezes não contempla a realidade dos sujeitos que estão inseridos nas escolas, com profissionais que não se vêem como parte do processo, pois na formação inicial não trabalharam nessa perspectiva ou por não terem acesso a formações continuadas sobre as questões étnico-raciais. No entanto, os mesmos se mostram abertos para as mudanças educacionais que sejam pautadas no respeito ao público atendido. Conclui-se que, este movimento em busca do saber pelos profissionais pode ter um longo percurso com inúmeros desafios, mas é o primeiro passo para o rompimento de barreiras impostas até o presente momento no campo da educação contextualizada e étnico-racial.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLibertaçãopt_BR
dc.titleA/O Professora/o da Educação Infantil e o enfrentamento dos estigmas, estereótipos e preconceitos raciaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

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