Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24156
Título: Programa Uma Terra Duas Águas: análise da prática de convivência com o semiárido no município de Massaranduba-PB
Autor(es): Santos, Carla Iasmim Galdino dos
Palavras-chave: Recurso hídrico
Água potável
Semiárido nordestino
Data do documento: 7-Jun-2021
Resumo: O trabalho realizado tem como base a importância da água potável no semiárido nordestino. O objetivo do estudo é identificar as práticas desenvolvidas a partir do programa Uma Terra, Duas Águas (P1+2) criado pela Articulação do Semiárido Nordestino (ASA) no ano de 2007, como alternativa de melhoraria para convivência com a seca. O processo metodológico se deu a partir da aplicação de 30 (trinta) questionários semiestruturados com agricultores (as) de duas comunidades rurais do Município de Massaranduba – PB: Aningas e Nicolândia; sendo este questionário a base para os resultados e discussões, verificando-se no mesmo a identidade pessoal de cada agricultor (a) entrevistado, suas experiências e vivências de acordo com a implementação das cisternas calçadão e/ou enxurrada. De acordo com os resultados obtidos é possível concluir pontos positivos, como acesso e disponibilidade a água para consumo pessoal e utilização na agricultura familiar e negativos como abandono das cisternas pelos contemplados e uso inadequado deste recurso hídrico. Esses fatos abordam a importância deste programa, sua relevância, o que de fato foi modificado e o que ainda precisa mudar.
Descrição: SANTOS, C. I. G. Programa Uma Terra Duas Águas: análise da prática de convivência com o semiárido no município de Massaranduba-PB. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24156
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formatado - TCC Carla Iasmim Galdino dos Santos.pdf2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_VersaoFinal_TCC_assinado.pdf355.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.