Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24160
Título: A Polarização da Luz: Um estudo deste fenômeno através da Lei de Malus, utilizando ferramentas experimentais do laboratório de Ótica Física.
Autor(es): Andrade, Mônica Paulino de
Palavras-chave: Luz
Ondas Eletromagnesticas
Fenômeno Físico
Data do documento: 20-Jul-2021
Resumo: Vivemos diariamente conectados através de aparelhos celulares, rádio e televisão, mas não associamos esses aparelhos a fenômenos físicos, tais como as ondas eletromagnéticas. Além das ondas eletromagnéticas, outro fenômeno pode ser encontrado nestes aparelhos, que é justamente os polarizadores, são responsáveis por filtrar partes dessas ondas eletromagnéticas. A polarização é feita através de um filtro polarizador (película com longas moléculas alinhadas em uma determinada direção) podendo também ser encontrada em algumas lentes de óculos escuros, no qual diminuem a intensidade da luz que chega até nossos olhos. A polarização da luz também é um fenômeno natural, que ocorre todos os dias e não percebemos, através da luz emitida pelo sol, que se espalhada pela atmosfera terrestre ou é refletida na superfície de um lago, de uma lâmina de vidro ou em qualquer outra superfície não condutora, por exemplo (CARDOSO,2019). Este trabalho é de caráter experimental, tendo como objetivo demonstrar os fatores que influenciam na polarização da luz, demonstrar que a fonte de luz policromática não é polarizada, além de relacionar a intensidade da luz que atravessa dois polarizadores com o ângulo relativo entre eles, para enunciar a lei de Malus.
Descrição: ANDRADE. Mônica Paulino de. A Polarização da Luz: Um estudo deste fenômeno através da Lei de Malus, utilizando ferramentas experimentais do laboratório de Ótica Física. 2021. 26p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24160
ISSN: 535
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Mônica Paulino de Andrade.pdfPDF Mônica Paulino de Andrade1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito560.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.